A natação é um esporte fantástico que combina toda a força, flexibilidade e resistência do corpo.
Para os ombros e membros superiores, o esporte é especialmente benéfico, visto que grande parte da propulsão na água é dada pelas braçadas, o que leva a vigoroso desenvolvimento muscular das articulações, braços e região dorsal, auxiliando em atividades também fora da piscina.
Entretanto, como nos outros esportes, há risco de lesões. E na natação, o ombro é a articulação mais suscetível.
Veja como se proteger contra possíveis lesões do ombro na natação:
1 ) A técnica adequada deve ser respeitada, observando se o ângulo de ataque, a direção e a velocidade dos membros superiores estão adequados para o praticante. Em qualquer esporte, erros técnicos são responsáveis por grande parte das lesões em atletas. Por isso, é altamente recomendável que se pratique o esporte sob orientação de um profissional de educação física, especialmente nas fases iniciais da prática.
2 ) A carga de treinamento também deve ser controlada, de forma a não exceder a capacidade física do praticante, seja cardiovascular ou osteoarticular/muscular. Isso é, qualquer exercício realizado em excesso pode trazer prejuízos à saúde.
Procure aumentar intensidade, frequência e duração da natação gradual e progressivamente, conforme tolerado. Isso diminui bastante o risco de lesões musculoesqueléticas.
3 ) O nadador certamente se beneficia de um programa de fortalecimento muscular específico para a cintura escapular. O fortalecimento deste conjunto de músculos melhora a função dos ombros dentro e fora da piscina, preparando a articulação e a própria musculatura para melhor suportar os exercícios vigorosos durante os treinamentos.
Desta forma, é recomendável que o atleta de natação submeta-se a um programa regular de fortalecimento destes músculos, especialmente manguito rotador, serrátil, romboides, trapézio, peitoral e deltoide.
Caso sinta dor apesar das devidas precauções, não hesite em procurar seu médico para uma avaliação diagnóstica e terapêutica. O diagnóstico e o tratamento precoce das lesões levam ao retorno mais rápido à atividade, bem como melhor prognóstico em relação ao resultado do tratamento.