Nas atividades do dia a dia e em atividades esportivas, é bastante comum que aconteçam lesões ortopédicas. Todo mundo já sofreu uma queda ou um impacto, bateu a cabeça ou a canela, prendeu o dedo na gaveta ou torceu o pé. Colocar gelo no local é um método simples e muito popular para amenizar a dor, inchaço ou vermelhidão, mas que para ser efetivo deve ser usado nas situações certas.
O gelo deve ser usado quando ocorre inflamação ou imediatamente após um trauma local. O frio tem ação vasoconstritora, ou seja, reduz a circulação sanguínea no local, o que diminui a sensação de dor (efeito analgésico) e o inchaço (efeito anti-inflamatório), além de limitar a extensão da lesão.
Deve ser usado com cuidado em regiões sensíveis, como as extremidades dos dedos, nariz e orelhas, e em superfícies muito vascularizadas, como o lado de dentro do cotovelo ou o lado de fora do joelho, para não agredir a pele e provocar queimaduras locais.
Se a lesão é muscular e principalmente em dores mais crônicas, como dor nas costas e torcicolos, a compressa quente é mais indicada. O calor ajuda no relaxamento muscular pois tem ação vasodilatadora, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação da musculatura e promovendo conforto e alívio. Não deve ser utilizado sobre hemorragias (sangramentos).
Se após os primeiros cuidados a dor e o inchaço persistirem, procure um médico ortopedista para fazer a avaliação do quadro e indicar o melhor tratamento.